702f38

Auxílio emergencial da Vale é prorrogado 425a1

Auxílio emergencial da Vale é prorrogado 3k1r4j

Vale tem até essa sexta-feira, 29, para apresentar nova proposta ao Estado e as instituições de Justiça sobre reparação

Compartilhar
Share

A informação foi divulgada agora a pouco pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Segundo a nota, o pagamento do auxílio emergencial aos atingidos pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro de 2021. Também está prorrogado, por 15 dias, a partir da data desta sexta-feira, 29, o prazo do processo de mediação do acordo coletivo para indenização ao Estado e dos danos coletivos.

Protestos contra a Vale

Desde ontem, manifestantes interditam vias e diversas portarias de minas e centros istrativos da Vale. As manifestações ocorrem em Sarzedo, Mário Campos, Tejuco, Alberto Flores, Córrego do Feijão e Jangada/Casa Branca. Trabalhadores de algumas empresas terceirizadas estão paralisados em patios das empresas sem trabalhar.

Os manifestantes cobram a continuidade do pagamento do auxílio emergencial, que se encerraria neste próximo dia 31 de janeiro. A tragédia-crime da Vale completou 2 anos nesta última segunda-feira, 25. Estado e a vale ainda não chegaram à um acordo sobre os valores da reparação dos danos causados pela mineradora.

O governo de Minas pediu o pagamento de 54 bilhões de reais, como compensação financeira aos danos causados pelo rompimento da barragem, mas a Vale não aceitou. A empresa apresentou contraposta de R$ 21 bilhões, o que não foi aceita pelo governo do Estado.

A Vale tem até hoje, sexta-feira, 29, para apresentar uma nova proposta. Se não houver nenhum acordo, o caso volta para a decisão do Tribunal de Justiça de Minas, para que o juiz do caso, Elton Pupo Nogueira decida sobre a situação da reparação.

Compartilhar
Share

Centenas de pessoas participam de ato em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais h1f61

Suspeita de envolvimento em esquema falsificação de documentos médicos sobre indenizações em Brumadinho é presa 6t3141

Pagamentos do PTR já começam a ser reduzidos para atingidos da barragem da Vale d5v69