702f38

Erro na aplicação de vacina quase provoca morte de uma criança em Brumadinho 3a1y11

Erro na aplicação de vacina quase provoca morte de uma criança em Brumadinho 75u2h

Menor foi realizar a atualização do cartão vacinal, mas uma das aplicações foi feita antes do tempo recomendado

Compartilhar
Share

Uma criança de apenas 2 anos quase morreu após um erro na aplicação de vacina. O incidente aconteceu na última quinta-feira, 6, na Policlínica da cidade, onde o menor foi realizar a atualização do cartão vacinal. Mas, uma das aplicações foi feita antes do tempo recomendado.

A mãe da criança, Larissa Santos, relatou o ocorrido. ” Fui recebida por duas profissionais. Uma delas escreveu as vacinas que ele iria tomar, e a outra somente assinou e foi aplicar a vacina. Saindo de lá, já observei que meu filho não estava conseguindo andar e teve febre de imediato. Cheguei em casa e mediquei, mas a febre não abaixou. Na sexta-feira, ele continuava febril, então mediquei novamente. ado uns minutos, quando fui dar banho nele, notei muitas manchinhas vermelhas no corpo dele e inchaço nas pernas e nos olhos. Daí corremos com ele para a UPA de Brumadinho, onde ele foi atendido e já de pronto o pediatra disse que poderia ser reação da vacina”, explicou.

Ainda de acordo com a Larissa, a própria equipe de vacinação reconheceu o erro, posteriormente, mas ninguém da policlínica orientou a família. A aplicação da primeira dose ocorreu no dia 23 de janeiro. A segunda dose só poderia ser istrada no dia 27 de fevereiro. No entanto, deram a vacina para a criança no dia 6 de fevereiro.

Um exame feito na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Brumadinho apontou que a criança teve uma alteração Imunoturbiométrica, 17 vezes maior do que inicialmente é aceito numa análise clínica para uma criança de 2 anos.

O caso levantou a discussão sobre a necessidade de reforçar a qualificação dos profissionais de saúde, especialmente no que diz respeito à istração de vacinas. Especialistas alertam que é fundamental que os protocolos sejam seguidos rigorosamente para evitar qualquer tipo de erro. O treinamento constante dos profissionais são essenciais para garantir a segurança dos pacientes.

Em nota divulgada neste sábado, 8, a secretaria municipal de Saúde informou que identificou um equívoco na aplicação de um imunizante na criança. E que o caso já está sendo analisado para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido. Ainda de acordo com o órgão, uma sindicância istrativa foi instaurada.

Compartilhar
Share

Hipertensão arterial é cada vez mais comum e compromete saúde vascular 6o1r70

Fique atento! Dia D – vacine contra a Gripe 72e6s

Pacientes reclamam da demora nos atendimentos do Complexo Hospitalar 615vq