702f38

Arrecadação milionária d4828 pós-tragédia Vale, eleva Índice Firjan de Gestão Fiscal

Arrecadação milionária, pós-tragédia Vale, eleva Índice Firjan de Gestão Fiscal j6d70

Receita saltou de uma média de 180 milhões de reais anuais, para mais de 500 milhões, conforme previsto para 2023

Compartilhar
Share

O aumento expressivo da arrecadação de Brumadinho, após a tragédia da Vale, ocorrida em janeiro de 2019, elevou o Índice Firjan de Gestão Fiscal. Recentemente, a prefeitura de Brumadinho divulgou informações sobre o levantamento feito pelo IFGF, em que comemora a classificação do município em 1º lugar, no ranking das cidades mineiras e brasileiras. Mas, a colocação é obtida graças ao aumento virtuoso da arrecadação.

Desde o rompimento da barragem B1 da Vale, o município de Brumadinho viu sua arrecadação saltar de uma média de 180 milhões de reais anuais, para mais de 500 milhões, conforme previsto para 2023. Isso significa quase 3 vezes mais dinheiro nos cofres públicos do município.

O IFGF avalia as contas dos municípios brasileiros através dos indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. A pontuação do índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município.

Avaliação

O indicador “Autonomia” analisa as receitas do município e os custos para manter a estrutura istrativa da prefeitura e da Câmara de Vereadores. 

Já o indicador “Gastos com Pessoal” avalia quanto o município gasta com o pagamento dos servidores, em relação ao total de sua Receita Corrente Líquida. 

O indicador “Liquidez” verifica se a prefeitura está pagando suas contas em dia e se não há adiantamento de despesas para o ano seguinte, sem a cobertura de caixa.

E por fim, “Investimentos”, que mede a receita total do município transformada em obras de infraestrutura e qualidade de vida da população local.

Compartilhar
Share

Casa do Construtor busca investidores para expansão em Minas Gerais, modelo estratégico e oportunidades promissoras 4l116b

Brumadinho vai receber mais de 240 milhões de reais para saneamento básico 3ro5z

Jornalista ilson Resende assume comunicação da maior feira de beleza de Minas Gerais 1x4l5m